Logística verde: o que é e como aplicar na sua empresa

Modificado em: 10/07/2025

Nos últimos anos, a conversa sobre meio ambiente e sustentabilidade ganhou mais força. O tema não se limita à esfera pessoal, chegando dentro das corporações. Os consumidores passaram a priorizar produtos e empresas que realizam ações ecologicamente corretas. Não à toa, uma pesquisa da Aberje mostrou que 74% das empresas adotam sustentabilidade para reforçar imagem e reputação. 

Isso inclui o setor logístico, que desenvolveu um conjunto de políticas para reduzir o impacto ambiental causado pela área. Essas novas práticas se chamam logística verde, e trazem uma série de mudanças dentro da empresa.

O que é logística verde? 

Também chamado de eco-logística, o termo refere-se a um conjunto de medidas, ações e políticas sustentáveis. O objetivo principal é estruturar processos logísticos para que gerem menos impactos ao meio ambiente. Outras finalidades da logística verde incluem:

• Medir a pegada de carbono das operações logísticas;

• Reduzir a poluição do ar, solo, água e sonora;

• Fazer um uso racional dos recursos;

• Tornar a sustentabilidade extensiva à cadeia de suprimentos.

Ao contrário do que muitos pensam, a logística verde não ignora o lucro. O que esse conceito propõe é um equilíbrio entre o lado econômico e o ecológico.

Leia também:  Descubra a importância da sustentabilidade nos processos logísticos do seu negócio

Como aplicar a logística verde na sua empresa

Algumas das atividades da logística geram grandes impactos no meio ambiente, como a emissão de poluentes. No entanto, segundo o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), existem formas de implementar a logística verde na empresa:

1. Otimizar a gestão das frotas de transporte: Além de adquirir veículos menos poluentes, o gestor precisa utilizar sistemas que auxiliem no planejamento das rotas de entrega prevalecendo a consolidação de cargas.

2. Seguir padrões de construção e gestão sustentável: O crescimento do setor logístico impulsionou a demanda por novos armazéns, movido pelo crescimento do e-commerce. Neste sentido, o certificado Breeam ou a qualificação Leed garantem a sustentabilidade dos armazéns logísticos.

3. Adotar medidas de redução de resíduos: Um dos principais problemas dentro do processo logístico são os restos de materiais. Para combater essa questão, a logística verde indica ter um processo de classificação dos resíduos de acordo com os materiais a reciclar.


Logística verde x logística reversa

Para finalizar, é preciso tirar uma dúvida muito comum. Ainda que o conceito de logística verde não seja muito familiar entre os gestores, o de logística reversa é mais conhecido. Essas práticas podem ser confundidas, pois tratam de soluções sustentáveis.

A logística reversa visa garantir o retorno de resíduos e materiais relacionados aos seus produtos. Ela está prevista na Lei nº 12.305 e se beneficia de estratégias como pick up points. De modo geral, podemos incluir a logística reversa dentro da logística verde como uma das práticas de uma operação mais sustentável. 

Aplicar a logística verde representa ter uma vantagem competitiva frente à concorrência. Como vimos no início do texto, os clientes estão cobrando uma posição mais sustentável das empresas e podem selecionar seus fornecedores com base neste critério.

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada