Investir em um projeto de intralogística é caro?

Modificado em: 29/05/2025
É bem provável que você já deve ter ouvido falar em intralogística. Com o avanço da automação dentro das fábricas, os gestores entenderam que os processos internos são cruciais para o bom funcionamento da empresa.
No entanto, ainda tem muita gente que não entende o significado desse conceito. Logo, se perguntam se realmente vale a pena investir em um projeto de intralogística. Será que o valor compensa ou é mais uma moda passageira?


O que é intralogística? 

 
 
Para compreender o verdadeiro impacto da intralogística, é preciso entender o que esse conceito engloba. 
 
Dentro do armazém, a intralogística ou “logística in house” é responsável por repensar os fluxos operacionais. Essa atividade controla todo o fluxo de armazenagem de materiais, desde sua administração até a expedição. 
 
Assim, o objetivo é otimizar, integrar, automatizar e gerenciar o fluxo logístico de bens materiais e informações dentro de um modelo de operação de uma empresa, garantindo uma entrega mais eficiente. 


Benefícios da intralogística

 
 
Ao entender a importância da intralogística, o gestor garante uma série de vantagens para a sua empresa. As mais chamativas são a redução do custo e maior satisfação do cliente. 
 
Também podemos citar: 
– Aumento da produtividade,
– Otimização da cadeia de suprimentos,
– Rápida correção de falhas,
– Melhora na infraestrutura,
– Aumento do diferencial competitivo,
– Otimização de gastos.
 

Intralogística: investimento revertido em lucro

 
Com as vantagens descritas acima, é fácil entender por que cada vez mais empresas estão apostando na intralogística. É o caso de gigantes como Amazon, 3M, Mercedes-Benz e Nike — todas elas apostaram na “logística in house” para melhorar sua produtividade e qualidade dos serviços. 
 
Por isso, queremos reforçar que investir em um projeto de intralogística não é caro. É apostar em uma entrega mais eficaz e de qualidade, que vai retornar no formato de resultados mais impressionantes. 
 
Afinal, estamos falando de todos os processos que envolvem a movimentação e armazenagem dos produtos. Com o investimento na intralogística, você garante o funcionamento desses fluxos operacionais com mais automação e desempenho. 
 
Tudo isso requer investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Mas lembre-se: isso não é “gasto”, pois em pouco tempo, o gestor verá o retorno dessa aplicação. Ao focar parte dos esforços empresariais na intralogística, todo mundo ganha. 
 
Essa atividade gera menos desperdício de materiais, além de maior flexibilidade operacional, produtividade e utilização inteligente dos espaços disponíveis. Consequentemente, a logística in house reflete redução de custos e agilidade nos processos da cadeia de suprimentos desde seu início até a entrega do produto ao cliente final.
 
Ainda possui dúvidas se vale a pena investir em um projeto de intralogística? Não tem problema! A Bertolini está aqui para te ajudar a tomar essa decisão. 
 
A empresa está no mercado desde 1984 e entende que não é simples escolher um fornecedor ou serviço que se adeque ao que o seu negócio precisa. Por isso, criamos o serviço de consultoria da Bertolini. 
 
Analisando o seu negócio em visão 360º, a empresa traz sua expertise de mais de 35 anos de história para buscar as soluções que você precisa. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço.
 


Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada