Gestão à vista na logística: o que é, como aplicar e qual o impacto no setor

Modificado em: 29/05/2025
A gestão à vista na logística garante um setor mais eficiente e pronto para resolver rapidamente as demandas. Entenda agora mesmo mais sobre essa forma de gerir.
Garantia de transparência e eficiência são pontos fundamentais para melhorar o andamento dos processos logísticos
Dentro de uma empresa, a transparência entre gestores e colaboradores é um dos pontos fundamentais para o bom andamento da companhia. Uma atividade pode ser bem importante para melhorar essa comunicação: a gestão à vista.
A gestão à vista pode ser aplicada em diversos setores, sendo bastante comum seu uso na logística, principalmente para que todos os funcionários tenham o conhecimento de como o seu trabalho está fluindo e também sobre o andamento da empresa como um todo.
Sua empresa aplica as técnicas da gestão à vista? Não?! Então, esse artigo é para você!
Hoje, no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem, vamos explicar o que é e qual o impacto da gestão à vista na logística.
Seja bem-vindo (a) e tenha uma ótima leitura!

O que é gestão à vista?

Foi-se o tempo em que apenas os gerentes, diretores e cargos mais altos dentro de uma empresa precisavam saber as métricas e os retornos que uma
empresa dá. Hoje, é fundamental que todos os colaboradores tenham conhecimento de como a companhia está caminhando.
E, esse repasse de informações é justamente o que está na base da gestão à vista. Para que todas essas informações cheguem aos funcionários, você pode escolher entre alguns modelos, como as tabelas, imagens, gráficos, checklist, sempre prezando por materiais visuais.
A gestão à vista não se trata de relatórios de desempenho, em que todas as funções e também o que foi entregue é apresentado, e sim sobre representações de forma prática e visual para facilitar o entendimento de todos.

4 dicas para criar um modelo de gestão à vista na logística

O uso da gestão à vista requer bastante atenção aos detalhes, bem como entendimento do que deve ser prioridade ou não.
Veja agora quatro dicas que separamos de como criar um modelo de gestão à vista na logística.

Dica um: Saiba o que deve ser apresentado

O primeiro passo é identificar o que realmente é relevante e importante para ser repassado ao time. Assim, você garantirá um fácil entendimento e também mostrará a importância de os colaboradores estarem engajados e acompanharem essas atividades.

Dica dois: Tenha metas claras

Elaborar e atualizar as metas constantemente faz parte da gestão à vista. Sobretudo, se elas forem repassadas diretamente para os colaboradores, com a finalidade de melhorar o andamento da empresa e do setor logístico como um todo.
Um bom exemplo é estipular um número X de pedidos que devem ser faturados e enviados diariamente, ao perceber que ele pode ser aumentado, faço os cálculos e informe rapidamente o setor, garantindo transparência e eficiência.

Dica três: Invista em treinamentos

Qualificar a equipe de trabalho é um ponto fundamental para o bom andamento do setor logístico, e também para garantir uma gestão à vista eficiente. Afinal, de nada adiantará você divulgar os resultados da empresa se eles não estiverem aptos para resolver os problemas.
Os treinamentos da equipe de trabalho devem ser constantes, a fim de garantir os melhores resultados e tornar a comunicação mais eficiente.

Dica quatro: Escolha uma forma de divulgação

Após fazer todos os levantamentos, definir metas e também começar a investir nos treinamentos, é hora de escolher uma forma de divulgação para garantir uma comunicação eficiente.
Algumas empresas optam pelo quadro mural, outras por envios diários de e-mails aos colaboradores com a finalidade de informar o andamento. Em alguns casos, a escolha é por monitores que fazem a atualização constante das metas.

Qual o impacto da gestão à vista na logística?

No tópico anterior, falamos sobre definição de metas e também do entendimento do que deve ou não ser repassado e, esses dois pontos são fundamentais para garantir uma maior eficiência ao setor logístico por meio da gestão a vista.
Agora você pode estar se perguntando: E, quais são os principais ganhos que a minha empresa terá?
– Melhorar a visão do andamento dos processos logísticos;
– Garantir uma maior eficiência nas entregas;
– Obter uma comunicação assertiva e completa com o time logístico;
– Entender onde pode melhorar e investir mais;
– Agilizar as respostas e tomada de decisões.
Esses, são cinco dos inúmeros ganhos que o setor logístico da sua empresa terá com a aplicação da gestão à vista, e é claro que tudo isso refletirá na companhia como um todo, afinal, todos os setores se integram para garantir a qualidade nas entregas.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada