Entenda como os sistemas Bertolini podem tornar eficiente os seus processos de armazenagem

Modificado em: 10/07/2025
Estes sistemas contribuem para o desenvolvimento econômico da empresa que busca encontrar na logística a melhor forma de armazenamento de produtos e mercadorias.
Entenda o que são sistemas de armazenagem?
Os sistemas de armazenagem são equipamentos desenvolvidos com a finalidade de organizar um estoque e/ou armazém, classificando os materiais que ali se encontram, desde características básicas como peso, tamanho e quantidade, até detalhes mais aprofundados.
Uma das funcionalidades mais comuns para os seguintes tipos de sistemas que vamos lhe apresentar, é o armazenamento de matérias-primas ou produtos já finalizados e preparados para entrar na logística.
Afinal, é a partir de uma gestão de estoque eficiente e assertiva, que a execução dos processos atinge o resultado esperado. Para tanto, existem os chamados sistemas de armazenagem, que compreendem métodos e ferramentas que visam facilitar a rotina e aprimorar resultados.
Quais são os tipos de sistemas que a Bertolini trabalha? 
Porta Palete – Um dos sistemas de armazenagem mais utilizados por empresas, os porta paletes, que são de fácil e rápido manuseio, favorecem a busca por mercadorias e são adaptáveis às mudanças de tamanho em relação ao espaço que estão inseridos. Sendo assim, é um instrumento essencial para quem trabalha com armazenagem.
Drive In – Compacto e com ótimo custo benefício, o Sistema Drive In proporciona economia para o armazenamento de grande quantidade em mercadorias. Sua utilização reduz em até 50% o espaço utilizado para armazenagem, além disso, proporciona ganhos em dimensão de profundidade na sua estrutura.
Dinâmico – Indicado para a estocagem de produtos perecíveis, o sistema Dinâmico agrega valor ao seu estoque, pois garante o aumento de produtividade e alto giro de mercadorias.
Autoportante – O Autoportante reduz a necessidade de etapas comuns na construção de um armazém convencional, tornando o seu investimento mais rentável, ou seja, menor tempo de execução, frente ao sistema convencional antecipando o retorno do capital investido.
Estanteria – Utilizada para o armazenamento e Picking de cargas não paletizadas, itens de pequeno porte armazenados em caixas plásticas ou caixas de papelão, entre outros itens unitários ou avulsos, a Estanteria capacita as operações em armazenagem, oferecendo melhores resultados a companhia.
Bases Móveis – Com Sistemas de Bases Móveis, empresas operam com maior eficácia em seus processos logísticos para armazenamento de produtos. Destinado a cargas com peso elevado, é ideal a operações em câmaras frias, por agregar seletividade e ótimo aproveitamento do volume disponível.
Carro Satélite – O Sistema Carro Satélite possibilita uma alta densidade de armazenamento com múltiplas profundidades. Sua forma de operação baseia-se através dos princípios FIFO (first in – first out) e LIFO (last in – first out). É uma excelente alternativa de inserção aos sistemas Drive-In, Dinâmico e Push Back.
Mezanino –  Atributos como segurança, qualidade e eficiência, oferece o melhor em aproveitamento de espaços. Conta com uma estrutura totalmente desmontável e reutilizável. Tem a possibilidade de ser mudado de lugar, por isso, abrangem infinitas possibilidades para utilização, transformando-o em um sistema rentável.
Transelevador – O Sistema Transelevador realiza a movimentação de cargas e mercadorias de maneira automática, através de um sistema de software, proporcionando a redução de tempo de entrega e agregando no quesito custo beneficio para a empresa.
Qual a importância de utilizar excelentes sistemas de armazenagem?
O sistema de armazenagem é uma importante ferramenta para a logística de qualquer empresa. Assim, é muito importante utilizar de excelentes sistemas de armazenagem, bem como estabelecer as medidas para a correta utilização do espaçoa, garantindo menores custos e capital para investimento em melhorias.
Para isso, algumas etapas são essenciais, como:
– O planejamento
O sistema de armazenagem se dá a partir de um bom planejamento, tendo a necessidade de manter condições técnicas e físicas para se adequar às particularidades de cada armazém, garantindo a segurança exigida pela legislação e as características físicas do local, que deve ser adequado aos itens que ali serão guardados.
– O fluxo dos materiais
Você sabia que o fluxo de materiais no sistema de armazenagem deve ser o mais simples possível? Sim, pois com entradas e saídas, o ideal é sempre ser planejar o fluxo de materiais para que haja um aumento na produtividade e agilidade, evitando assim possíveis gargalos. A estrutura precisa ser planejada para acomodar a maior quantidade de itens levando em consideração sua movimentação, localização e as ruas e travessas do armazém.
– O controle do sistema de armazenagem
Todo e qualquer sistema de armazenagem é melhor garantido quando se faz o gerenciamento e o controle de todo o material armazenado a fim de manter indicadores para analisar se os métodos aplicados são eficientes ou não. Pois, o sistema de armazenagem tem como função principal garantir o desenvolvimento, controle e gerenciamento automático dos processos, com essas sequências organizadas, existe uma facilidade no controle de mercadorias do armazém.
A utilização destes sistemas contribui para o desenvolvimento econômico da empresa que busca encontrar na logística a melhor forma de armazenamento de produtos e mercadorias!
Conheça os equipamentos de armazenagem da Bertolini Sistemas de Armazenagem, clique aqui.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada