Entenda como o layout do seu armazém pode promover bons resultados

Modificado em: 29/05/2025
Se você busca aperfeiçoar os seus processos, o layout do armazém precisa ser revisto.

O layout impacta diretamente nos resultados de um armazém, e fazer um planejamento inteligente é fundamental para alcançar o melhor desempenho do espaço. A elaboração deve levar em consideração premissas como: máxima eficiência das operações, foco no aproveitamento dos espaços disponíveis e no fluxo de materiais.

A gestão de estoque é uma atividade rotineira, e deve ser desenvolvida sempre com ideias no objetivo de aprimorar os resultados e tornar cada setor do armazém cada vez mais eficiente. Para isso, é necessário planejar alguns pontos essenciais, e um deles é o layout de armazém.
 
Gestão de estoque e gestão de armazém: você sabe a diferença entre esses dois conceitos?
O layout de armazém pode ser definido como a forma em que as áreas de armazenagem estão dispostas, de modo a aproveitar todo o espaço disponível da melhor forma possível. Aqui, levam-se em conta fatores como otimização de espaço, volume de saída dos itens, movimentação de materiais e equipamentos, além de impactos na produtividade.
Quando essas medidas de planejamento são bem estruturadas, elas proporcionam importantes benefícios para o armazém. Por exemplo:
Melhor aproveitamento do espaço;
Movimentação eficiente;
Aumento da produtividade.

A importância do layout do armazém

Para atingir o objetivo de conquistar um bom layout de armazém, existem alguns pontos que precisam ser observados, como:


Giro de mercadorias

O layout facilita o processo de separação, o picking de produtos e torna tudo mais ágil e alinhado. Assim, o ideal é armazenar os itens que possuem maior saída em uma área mais próxima da expedição para diminuir a distância percorrida e em uma altura mais fácil de alcançar, o que facilita a identificação.
Já os materiais com menor giro de estoque podem ficar localizados em uma área mais afastada e em alocações superiores, já que não são requeridos com tanta frequência. Na dúvida, uma análise da curva ABC pode ajudar na tomada de decisão.


Tamanho e dimensões de mercadorias

Este é outro ponto que necessita de maior atenção, já que o tamanho e dimensões das mercadorias influenciam diretamente no aproveitamento de espaço. Se uma grande área é destinada a itens pequenos, por exemplo, corre o risco de haver desperdícios. Já o contrário implica em falta de espaço para armazenar itens cruciais para a produção.


Características dos produtos

Um fator essencial e de extremo cuidado é em relação às características dos produtos armazenados. Dependendo dos itens que são armazenados, existem necessidades especiais: temperatura, ventilação, umidade, etc.
Esses aspectos são considerados no planejamento do layout de um armazém. Se forem levados em consideração, trazem benefícios, pois ajudam na conservação dos produtos. Do contrário, geram prejuízos.


Eficiência do espaço

O espaço também deve ser pensado de acordo com a acessibilidade para facilitar a movimentação de todos os equipamentos dentro do armazém. O objetivo é sempre conseguir melhorar a produtividade, ao mesmo tempo otimizar a gestão do estoque. Para que isso se torne possível, é necessário fazer um planejamento mais organizado e escolher estruturas adequadas para armazenar os produtos. 
 
Além disso, produtividade elevada e redução de custos são indicadores importantes para avaliar a eficiência do layout de um armazém. Para alcançar estes objetivos o layout deve prever o controle de quantidades, a minimização da manipulação, e a facilidade de acesso aos itens armazenados.


Como aproveitar melhor os espaços dentro de um armazém?

Aperfeiçoar o layout de um armazém pode implicar em diversas vantagens, como a questão do aproveitamento de espaços. Além disso, o planejamento das atividades do armazém deve visar aspectos relacionados à agilidade e o custo das operações.
Portanto, os artigos mais solicitados devem estar mais próximos das áreas de recebimento e expedição de mercadorias. O uso do Diagrama de Pareto ajuda nessa separação: 80% das vendas estão concentradas em 20% dos produtos, enquanto que os restantes 20% das vendas, são distribuídos entre 80% dos demais produtos.
As etapas de cada procedimento podem exigir um difícil desafio diante da ausência ou ineficiência da organização. A partir disso, muitos gestores tendem a começar a planejar obras desnecessárias, planos para alugar um espaço, entre outras atitudes.
Porém, apenas a reorganização e a implementação de novas estruturas de armazenagem já têm o potencial de gerar uma diferença. Saber como o layout do armazém traz diferenças pode ser suficiente para aumentar a capacidade de estoque ou, pelo menos, torná-lo mais prático e eficiente.
Para isso, vale sempre estar atento a todos os equipamentos, processos e mercadorias alocadas dentro do seu armazém, a fim de aproveitar melhor os espaços.
Os gestores precisam ter em vista também as seguintes questões:
Conhecimento do espaço;
Organização das áreas com base no giro dos materiais;
Respeito às características da sua mercadoria;
Conhecimento dos tipos e tamanhos dos produtos;
Facilidade no fluxo de itens e pessoas;
Aposta na verticalização do estoque.


Conheça as melhores dicas para o aperfeiçoamento de um armazém

É importante sempre manter-se alinhado com o aperfeiçoamento do layout de um armazém. Essa é uma prática constante, já que o layout vai corresponder à forma como as áreas serão distribuídas e organizadas.
Todos esses passos são fundamentais para refletir na otimização dos fluxos de entrada e saída, aproveitando assim, o máximo do espaço, seja vertical, como horizontal. Além disso, organização e limpeza são conceitos básicos e devem estar plenamente incorporados à rotina diária.
Entre as ações que os gestores podem tomar para tornar o armazém mais rentável, podemos citar o uso das melhores práticas de movimentação de materiais. Clique aqui e baixe nosso guia gratuito sobre o tema!
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