Endereçamento de estoque: quais os métodos mais utilizados?

Modificado em: 29/05/2025
Você já ouviu falar do endereçamento de estoque? Esse processo é considerado a base para a eficiência operacional, uma vez que facilita a localização dos produtos dentro do estoque. Conforme os gestores foram entendendo a importância da logística para o negócio, eles começaram a detalhar essas atividades para mensurar suas eficiências.
No entanto, é necessário dar um passo atrás e descobrir quais são esses sistemas de endereçamento e como eles são aplicados no dia a dia.


O que é endereçamento de estoque?

O endereçamento logístico, como também é chamado, é um sistema que facilita algumas etapas da gestão da cadeia de suprimentos. Entre elas, o armazenamento, manutenção, contagem e picking. Em linhas gerais, é um sistema de localização que indica a posição de cada produto dentro do estoque.
Porém, não basta implementá-lo. Para que o endereçamento de estoque seja realmente eficaz, ele precisa seguir uma metodologia simples e de lógica fácil — todos precisam compreender seus métodos. Do contrário, pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Endereçamento de estoque: quais os métodos mais utilizados?

São três métodos mais utilizados nos sistemas de endereçamento:


Sistema de endereçamento fixo

 

Também conhecido como locação fixa, este endereçamento de estoque possui um padrão estabelecido. Ainda que determinado produto não esteja disponível, o espaço fica vazio, aguardando uma futura aquisição.
O lado positivo é que esse sistema proporciona uma análise visual do índice de rotatividade dos produtos. Por outro lado, demanda uma grande capacidade de armazenagem, pois é necessário dispor espaço para todos os itens.

Sistema de endereçamento rotativo

Dentre os sistemas de endereçamento, esse é conhecido por locação caótica ou aleatória. Como o próprio nome já diz, nenhum produto tem um local fixo para ser armazenado. A vantagem é a otimização do espaço, um ponto positivo para espaços menores. No entanto, os gestores precisam se preocupar com a constante necessidade de atualizar o endereço de estoque.

Sistema de endereçamento misto

Compreende os dois sistemas previamente mencionados. Neste caso, é preciso considerar as características dos produtos e as taxas de rotatividade. Ao optar por esse sistema, a empresa necessita de muita precisão e constante atualização do endereço no sistema da empresa.
Agora que você já conhece os sistemas de endereçamento, pode estudar qual faz mais sentido para o seu negócio. Você pode conferir todas as soluções da Bertolini e ver qual melhor se encaixa na sua empresa.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada