CPIM e outras certificações logísticas que você deveria conhecer

Modificado em: 10/07/2025

CPIM, Anvisa, CIRM… Se você não sabe o que essas siglas significam, cuidado: são certificados essenciais para empresas de logísticas.

Na hora de procurar um fornecedor, os clientes fazem uma série de análises antes de tomar a decisão final. Eles procuram desde cases de sucesso até processos judiciais, incluindo formas de averiguar suas capacidades. Logo, certificações como o Certified in Production and Inventory Management (CPIM) podem fazer a diferença na hroa de fechar contratos.

Mais do que um documento

Engana-se quem pensa que o CPIM é só um documento para colocar na parede. Assim como outras certificações logísticas, esse reconhecimento agrega valor ao negócio. É uma forma de dizer aos clientes e prospects que sua empresa se preocupa com padrões normativos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança.

Ou seja, se atentar para essas certificações é mostrar que o empreendimento está em busca de constantes melhorias. Em um mercado tão competitivo como o atual, é necessário se destacar como uma empresa que se mobiliza em torno de um objetivo comum e busca reduzir desperdícios. 


CPIM e outras certificações logísticas que você deveria conhecer

A melhor forma de fazer isso é se adequando aos padrões necessários para conquistas certificados como o CPIM e outros. A seguir, confira alguns dos principais reconhecimentos dentro do mercado de logística.

CPIM

Sem dúvidas, essa é a principal certificação logística atual e é reconhecida em todas as atividades de produção, consultoria de sistemas, processos e serviços. 

Dentro da Associação Brasileira para Excelência Operacional (ABAI), essa capacitação é dividida em dois módulos. No total, o profissional precisa de 64 horas de treinamento para sair com o CPIM. Esse investimento é recomendado para quem trabalha com: 

  • Gestão das operações das empresas
  • Gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
  • Gestão de demanda, produção, distribuição/logística e suprimentos, planejamento, manufatura, compras, distribuição, comércio internacional, transporte aéreo, vendas e consultoria de suporte à implantação de sistemas e processos nas áreas citadas.

ISO 9001

Esse é sistema internacional criado pela International Organization for Standardization (ISO) para garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil. 

O certificado ISO 9001 atesta a gestão da empresa e aumenta a satisfação dos clientes. Para obtê-lo, é preciso passar por uma auditoria com órgãos reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro. 

A Bertolini tem esse certificado e tem projetos implementados com esse reconhecimento internacional. É o caso da unidade fabril da Vasconcelos, localizada em Araguari (MG). Este é um dos mais modernos parques industriais do segmento, totalmente robotizado e com certificação internacional de gestão de qualidade ISO 9001. 

CSPC

Empresas e profissionais que já possuem o CPIM podem avançar rumo ao CSPC. O Certified Supply Chain Professional, ou Certificado Profissional da Cadeia de Suprimentos, é um reconhecimento para aqueles que já possuem experiência na área e querem aprofundar seus conhecimentos.

Em todo o mundo, apenas 13 mil pessoas possuem esse certificado. Ele pode ser emitido pela ​​ASCM e fornece conhecimento de ponta a ponta sobre a cadeia de suprimentos para ajudar as empresas a se manterem competitivas. 

Com uma certificação CSCP, o profissional ganha experiência valiosa para gerenciar com eficácia os esforços da cadeia de suprimentos global e implementar conceitos e estratégias essenciais para melhorar as operações do dia a dia.

Essas são algumas das certificações logísticas que todo profissional deveria conhecer. Do CPIM ao CSCP, ter esses reconhecimentos ajuda a te colocar a frente no mercado e se destacar perante a concorrência.

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada