Conheça os tipos de negociação mais utilizados no mercado B2B

Modificado em: 17/02/2021
Entenda como estratégias eficientes de negócio entre empresas representam oportunidade de parcerias e ganho mútuo.
Um dos questionamentos mais frequentes entre vendedores, compradores e empreendedores é se a prática da negociação é uma arte ou uma técnica. Não há uma resposta única para esse questionamento, mas o que sabe é que quanto mais se estudam estratégias e técnicas, mais é possível avaliar o interlocutor e chegar ao resultado ideal para ambos. Por isso, preparamos esse material para você saber mais sobre tipos de negociação praticados no mercado B2B, o business to business. 
 
Geralmente, existem duas formas básicas de negociar: com empatia, que faz com que o negociador atue com amenidades, realizando concessões para evitar um possível conflito. E a segunda, com rigor e assertividade, o que pode induzir a um comportamento mais áspero, de quem deseja vencer a qualquer curto, com sentimento de disputa, sem abrir mão da sua posição, sem se preocupar com a realização do acordo e futuros relacionamentos entre os negociadores. 
 
E foi para unir o melhor dessas duas maneiras de negociar que surgiu o método da Harvard Business School – considerado um dos mais eficazes do mundo e assunto no livro Getting to Yes (publicano no Brasil com o título “Como chegar ao Sim”), de William Ury, Roger Fisher e Bruce Patton. 
 
A proposta é que todas as partes envolvidas sejam beneficiadas na negociação, baseada no conceito “ganha-ganha”. Essa estratégia garante que, além de atingir os objetivos a curto prazo, os negociadores poderão manter uma boa relação a longo prazo também, facilitando futuras negociações.
 
Assim, o que se busca com esse processo negociação é um resultado positivo e que satisfaça ambas as partes, sem truques ou armadilhas. Isso porque o propósito é tratar o outro como parceiro para a realização de um acordo benéfico – e não como um oponente a ser atingido. 
 
Uma metáfora utilizada para exemplificar é imaginar um bolo e afirma-se, com base no método, de que se deve primeiro aumentar o bolo para só então cortá-lo e distribuí-lo. Assim, quanto maior o bolo, maior a possibilidade de satisfação entre os participantes e maior a chance de se chegar a um acordo.
 
Mas o método lembra ainda que o negociador é, naturalmente, parcial e que o que está em jogo é obter o que almeja. Por isso, nesse modelo de negociação, deve-se seguir as seguintes premissas. 
 
• Pessoas: separe as pessoas do problema: O ser humano tem tendência a pessoalizar o conflito, levando a um movimento defensivo e rígido ao negociar. Deve-se ser transparente e entender o ponto de vista da outra parte e não culpá-la ou atacá-la pelo problema. 
 
• Interesses: foque nos interesses, não nas opiniões: O objetivo da negociação é concretizar interesses, ou seja, opiniões e posições não são importantes e não resolvem conflitos. Arrogância não tem vez. Procure escutar e dialogar antes de criar obstáculos. 
 
• Opções: busque opções de ganho mútuo: Um causador de impasses e gerador de conflitos capaz de inviabilizar uma negociação é a falta de opções. Para evitar isso, se deve separar o processo de quem cria opções para quem avalia; além de ampliar as opções à disposição em contrapartida a uma única solução; buscar beneficiar os dois lados, sempre; e inventar maneiras de tomar decisões com facilidade.
 
• Critérios: privilegiar critérios objetivos: Ter a sensação de desvantagem ou que algo está sendo injusto é um grande problema. A dica para evitar é utilizar argumentos claros, objetivos, direto ao ponto e que prezem pela imparcialidade. 
 
Quem trabalha no dia a dia com negociação sabe que métodos são apenas ferramentas que buscam facilitar a arte e a técnica de negociar. Porém, o Método Harvard, com alguns pontos principais apresentados neste artigo, tem se mostrado bastante útil, implementando uma cultura norte-americana como uma oportunidade e soluções de conflitos, transformando-se em bons negócios. Para todos. 
 
Anote essas dicas e leve-as consigo para toda e qualquer negociação!

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada