Como funciona o voice picking?

Modificado em: 29/05/2025
A logística virou uma das principais ferramentas de competitividade dentro da organização. A crescente busca por estratégias que ampliem a disponibilidade de produtos e serviços fez com que o voice picking ganhasse espaço dentro dos armazéns.
Ainda assim, há gestores que desconhecem esse importante elemento. A seguir, você descobre o que é e como funciona o voice picking. A Bertolini também separou alguns de seus principais benefícios para a empresa:


O que é voice picking?

Como o próprio nome já indica, o voice picking é um sistema que usa instruções verbais para auxiliar nos métodos de separação. Com esta tecnologia, é possível realizar toda a operação por comandos de voz, eliminando a necessidade de tabelas e coletores de radiofrequência.
Para o processo acontecer, o operador precisa ter fones de ouvido e um microfone. Esses equipamentos ficam juntos a um dispositivo de controle e permitem a realização das seguintes etapas:
1. O Sistema de Gerenciamento do Armazém, também conhecido como WMS, transmite as informações relativas à preparação do pedido. O dispositivo de voice picking “traduz” esses dados para o trabalhador;
2. O profissional recebe em seu fone de ouvido uma mensagem com todas as informações do produto: onde ele se encontra, a referência e a quantidade;
3. Ao chegar no local indicado, o operador usa o microfone para ditar o código de controle e coletar o item;
4. O WMS confere a informação recebida e se a quantidade restante bate com a informação do inventário. Caso a resposta seja negativa, o sistema envia uma mensagem de alerta e indica os próximos passos que o operador deve seguir.
5. Por fim, o sistema de voice picking anuncia qual é a impressora à qual o colaborador deve seguir para terminar a fase de pesagem e embalagem dos pedidos.
Essa tecnologia também pode ser usada em outros processos intralogísticos, desde o recebimento até o controle do inventário.

Benefícios do voice picking

Ao introduzir o sistema de voz dentro do armazém, o gestor pode esperar uma série de melhorias na operação:

Fácil implementação

Na hora de implementar novos sistemas, há toda uma curva de aprendizado a ser levada em consideração. Ela pode levar meses — mas não com o voice picking. Esse sistema é muito fácil de usar, pois é bastante intuitivo. Assim, a capacitação pode ser feita em poucas horas.
E como os colaboradores não precisam encostar nos equipamentos, há menos chance de danos ao aparelho. A longo prazo, isso significa pouca manutenção e economia.

Total acuracidade 

Atrasos e erros geram processos demorados e falhos no Supply Chain. Assim, é importante investir em tecnologias que aumentem o nível de acuracidade dos processos.
É o caso do voice picking. Por trabalhar com informações e dados exatos, a ferramenta elimina as possibilidades de erros e padroniza a comunicação interna dos operadores. Logo, promove total acuracidade durante a separação dos pedidos.

Aumento da produtividade

Quando a separação é feita com picking list, muitas vezes o separador precisa se concentrar em outras tarefas. Por exemplo, largar o papel para pegar as mercadorias. Isso gasta tempo, além de abrir espaço para erros.
O voice picking permite que os funcionários se concentrem totalmente nas tarefas que estão executando. Utilizando apenas o fone de ouvido, os movimentos são realizados com mais velocidade e precisão. Ao mesmo tempo, a tendência é que os setores passem a produzir mais e usando menos tempo e recursos.
Por meio do voice picking, o gestor tem um rápido retorno sobre o investimento. Isso é possível graças ao ganho de produtividade e redução de falhas no procedimento. Impulsione esses resultados com as melhores práticas de movimentação de materiais: clique aqui e saiba mais.
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