Como codificar mercadorias no armazém e otimizar o seu processo?

Modificado em: 29/05/2025
As empresas estão em uma corrida sem fim em busca de maior otimização dos processos. Muitas já perceberam que a codificação de materiais é um dos caminhos mais fáceis para a boa organização do estoque. Logo, impacta positivamente em todas as atividades da operação logística.
No entanto, ainda há gestores que não entendem esse conceito e como ele pode ser benéfico. Pensando nisso, a Bertolini desenvolveu este artigo com todas as informações para você entender por que a codificação de materiais ganha cada vez mais adeptos.


O que é codificação de materiais?

Como o próprio nome indica, codificar mercadorias significa atribuir um código a um produto. Isso pode ser feito através de um sistema decimal, com letras do alfabeto, código de barras ou RFID — como veremos a seguir.
O objetivo da codificação de materiais é identificar de forma única o produto, uma vez que não pode haver duas mercadorias distintas com o mesmo código. Esse “identificador” é gerado pelo sistema WMS, que também monitora as movimentações do item.


Quais são os benefícios de codificar mercadorias?

Adotar a codificação de materiais traz uma série de benefícios para a operação logística. O mais evidente é que essa prática ajuda a controlar o estoque e localizar os itens de maneira rápida. Isso permite ter um controle de estoque em tempo real e conhecimento mais profundo do negócio.
Com o acompanhamento do WMS, o gestor sabe quando é hora de repor os produtos. Com o passar do tempo, esses dados geram informações valiosas que ajudam a fazer previsões de venda e na tomada de decisões.
Outra vantagem da codificação de materiais pode ser vista na preparação de pedidos. Essa é uma das áreas que requer mais tempo e recurso, para evitar equívocos. Ter o controle sobre os itens confere agilidade ao processo, evita perdas e erros em qualquer operação,


5 formas de codificar mercadorias

Existem diversas formas de codificar as mercadorias. No entanto, as mais comuns são:
Sistema decimal: Conhecido como sistema numérico ou codificação numérica, essa forma é bastante utilizada por ser simples.
Alfabética: Essa forma de codificação de materiais utiliza as letras do alfabeto para representar os itens.
Alfanumérica: Método bastante adotado em peças automotivas e nas placas de veículos. Consiste na combinação entre letras e números.
Código de barras: Sem dúvidas, essa é uma das tecnologias mais utilizadas dentro dos armazéns e nos variados tipos de comércio. Os códigos são gerados de maneira aleatória pelo sistema e permitem um bom controle de estoque.
Radiofrequência: Também conhecido como RFID, essa tecnologia usa ondas de rádio que são transmitidas pelos leitores RFID. É uma “evolução” do código de barras e não exige campo visual direto com o item, permitindo que a leitura seja feita em grandes volumes.
Adotar a codificação de materiais é um primeiro passo para facilitar a gestão do estoque. Esse é um desafio constante das empresas, que precisam otimizar o processo para garantir diferencial competitivo.
Outro desafio muito comum é garantir uma boa entrega aos seus clientes. nessas horas, aqueles familiarizados com a fórmula Order Cycle Time estão um passo à frente, então clique aqui e saiba mais sobre essa métrica.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada