Como a adoção cada vez maior do comércio digital impacta o processo logístico

Modificado em: 10/07/2025

Não tem como fugir: a tecnologia na logística é uma tendência que chegou para ficar. Como estruturar sua empresa para esta nova realidade

A pandemia da COVID-19 provocou fortes mudanças no comércio digital.

De acordo com um estudo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), em apenas seis meses de pandemia, a participação do comércio eletrônico no varejo cresceu o equivalente a seis anos anteriores.

O novo comportamento do consumidor obrigou as empresas a olharem para seus processos e refletirem: como usar a tecnologia na logística para atender essa crescente demanda? Além das tendências em automação pós-pandemia, é preciso integrar processos para exponenciar os pedidos atendidos.

Tecnologia na logística e sua relação com o comércio digital

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, ganhou destaque nos últimos anos. Ao mesmo tempo que cresce a demanda pelo varejo online, muitos usuários não confiam nos processos de entrega ou troca dos produtos adquiridos.

Neste cenário, fica evidente a importância da logística no e-commerce. Um controle minucioso das atividades e a junção da tecnologia fez com que essa área se tornasse vital para o funcionamento empresarial.

Afinal, o cliente é diretamente impactado pelos fatores logísticos. Desde quando a produção é finalizada até o momento no qual o consumidor tem acesso ao produto final, as mercadorias são responsabilidade deste setor. Utilizar conceitos de tecnologia nalogística é uma forma de garantir que os processos mantenham sua qualidade do início ao fim.

Assim, o gestor garante:

– Redução de custos;

– Aumento na agilidade das operações;

– Centralização e confiabilidade das informações;

– Melhor relacionamento com os clientes e com os fornecedores;

– Visão integrada dos sistemas.

De modo geral, entendemos que a adoção da tecnologia na logística oferece grande diferencial competitivo para as empresas. Engana-se quem pensa que isso é um “custo” — pelo contrário, é um investimento que se paga a médio prazo.

Afinal, melhor gestão e controle da cadeia logística permite reduzir custos e aumentar a produção. A seguir, vamos descobrir como fazer isso na prática.

Como aplicar a logística no e-commerce

Existem algumas tecnologias que já estão inovando na área da logística:

Warehouse Management System (WMS)

Esse costuma ser o primeiro passo da adoção de tecnologia na logística. O WMS é um software de gestão de armazém, cujo objetivo é gerenciar o espaço, estoque e equipamentos. Além disso, ajuda na localização de produtos e facilita a produção de relatórios.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Já o ERP possibilita uma visão ampla e integrada de todos os processos. Logo, é essencial na logística do e-commerce pois oferece diversos indicadores em tempo real. Isso contribui para a comunicação interna e rápidas tomadas de decisão.

Transportation Management System (TMS)

Os transportes exercem grande impacto no comércio digital, então merecem atenção. O TMS ajuda os gestores a controlar e gerenciar informações inerentes à manutenção, suprimentos, fretes, tráfego, faturamento, custo, planejamento, entre outras funcionalidades.

Investir em tecnologia na logística é o primeiro passo para acelerar a transformação digital da sua empresa. Este é um grande desafio, pois os negócios que não fizerem essa mudança ficarão obsoletos.

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