B2B no e-commerce: por que este mercado tem crescido e se destacado?

Modificado em: 29/05/2025
O novo normal já chegou: o B2B no e-commerce é fundamental para o crescimento das empresas. Descubra por que e como isso impacta na sua realidade!
Imagine um mercado que cresceu 75% durante a pandemia, enquanto tantos outros setores tiveram que recuar. Estamos falando das vendas pela Internet, que já eram um hábito antes mesmo do isolamento social. Um estudo de 2019 conduzido pela NZN Intelligence destacou que 74% dos brasileiros preferiam, na época, comprar online. 
 
Aos poucos, essa tendência ultrapassou o negócio entre empresa e consumidor. O B2B no e-commerce ganhou destaque no Brasil e no mundo. Dados da Forrester Research mostram que a venda entre empresas gerou US$ 889 bilhões em 2017, através de portais de e-commerce B2B.
 
 

B2B no e-commerce: um mercado que não para de crescer

 
 
É fácil entender de onde vem números tão favoráveis. Já faz tempo que o olhar do consumidor saiu do ambiente físico e foi para o digital por uma série de razões. A facilidade na hora de buscar e comparar preços, maior disponibilidade de fornecedores e praticidade fez os consumidores optarem cada vez mais pelas compras online. 
 
E isso também acontece dentro das empresas. A Forrester Research apontou que 74% dos fabricantes norte-americanos fazem mais da metade das buscas por fornecedores e produtos na internet. Além disso, 56% dos entrevistados revelaram que esperam fazer mais da metade de suas compras corporativas, de recursos a outros materiais necessários para o dia a dia dos negócios, online.
 
Ou seja, o B2B no e-commerce já é uma realidade. O Brasil acompanha essa tendência mundial, com aumento de 62% da participação nessa modalidade depois da pandemia. Para compradores e fornecedores, fazer as transições por meios virtuais são mais eficientes. Os motivos são óbvios:
 
• Facilidade para obter informações sobre estoque e entrega; 
• Maior flexibilidade nas agendas;
• Maior disponibilidade de fornecedores;
• Poder realizar negócios independente de encontros físicos, que custam mais. 
 
 

Como se destacar no B2B no e-commerce

 
 
Números tão positivos fazem com que mais empresas invistam em B2B no e-commerce. Logo, é preciso saber como se destacar em um mercado tão competitivo. 
 
O primeiro passo é entender que o comprador tem as mesmas exigências no B2B que ele tem no B2C. Ainda que a compra entre empresas seja mais demorada e detalhista, ela precisa ter um contato humano. Independente do produto ou serviço ofertado, uma coisa é certa: o cliente quer uma experiência de compra diferenciada, simples e efetiva.
 
Dessa forma, o B2B no e-commerce precisa encontrar o equilíbrio entre autonomia e suporte para o cliente. Isso inclui um processo de compra simples, com todas as informações à disposição e diferentes canais de contato em caso de dúvida. 
 
Também é necessário lembrar que a adoção do comércio digital traz impactos para a logística. Não é só o atendimento que precisa ser fluido: os processos de entrega devem ser igualmente excelentes. Para isso, os gestores precisam investir em uma logística para suportar o B2B no e-commerce e trazer bons resultados para a empresa. 
 
Você também pode gostar de:
 
 

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada