Armazenagem logística: como reduzir custos da operação

Modificado em: 29/05/2025
A redução de custos na armazenagem mantém a competitividade e saúde financeira das empresas. Você sabe por que e como fazer isso?
Os números indicam a importância de reduzir custos da armazenagem. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve um acúmulo de estoque indesejado de produtos nos meses iniciais do segundo semestre de 2018. Esse excesso gera gastos não previstos, encarecendo toda a cadeia logística. Tais custos são muito significativos: em dois anos, a logística custa R$ 15,5 bi a mais por causa da infraestrutura precária.
Com essas informações em mãos, os gestores precisam pensar em estratégias para reduzir os custos da operação. Engana-se quem pensa que isso está ligado ao corte de colaboradores: é possível reduzir custo da armazenagem sem mexer no quadro de funcionários.

Como reduzir o custo de armazenagem?

Tomar essa decisão não impacta apenas a saúde financeira da empresa. Uma armazenagem com menos custos de operação é mais competitiva, pois consegue praticar preços mais agressivos para atrair consumidores.
No entanto, essa não é uma prática da noite para o dia: é preciso ter organização e um planejamento estratégico. A Bertolini, referência na América do Sul em seu segmento, te ajuda com as seguintes dicas:

1. Entenda quais são os seus gastos

Não há como medir algo que você desconhece. Assim, o primeiro passo para reduzir custo da armazenagem é entender quais são os gastos que mais impactam a sua empresa. De modo geral, as principais saídas de dinheiro são causadas por:
• Estrutura e contas fixas (luz, água, aluguel etc.)
• Materiais
• Mão de obra
• Tecnologia.
Coloque tudo isso na ponta do lápis para ter uma visão geral do cenário. Isso vai te ajudar a descobrir quais são os pontos de atenção, essencial para a elaboração de um planejamento. Com essas informações em mãos, você pode começar a reduzir os custos da operação.


2. Faça uso da automação

O uso de softwares de automação se faz cada vez mais presente nas organizações. Esse é um dos maiores desafios para a operação logística, que deve se adequar às novas realidades. Ferramentas como o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) só trazem benefícios, pois faz a gestão integrada e fornece dados com exatidão.
Em 2020, a Bertolini lançou um projeto inovador de automação intralogística. Clique aqui e saiba mais sobre os estudos de caso do cliente Mor.

3. Realize a previsão de demanda

Como vimos no início deste artigo, o acúmulo de estoque indesejado é uma realidade de muitas empresas. Isso dificulta na hora de reduzir custos da armazenagem, uma vez que a operação precisa de um espaço maior do que o planejado.
A melhor forma de driblar esse problema é com a previsão de demanda. Faça uma análise das vendas dos últimos anos e leve em consideração as datas festivas para prever os momentos com mais e menos negócios fechados. Tais informações ajudam a ajustar as expectativas.

4. Invista na armazenagem vertical

Por fim, não podemos deixar de lado o armazém vertical como aliado para reduzir custos da armazenagem. Essa prática utiliza estanterias e outras soluções para aproveitar ao máximo o pé direito da construção. Com o auxílio de empilhadeiras, é possível armazenar produtos em alturas elevadas, fazendo com que o estoque comporte ainda mais material.
Estudos indicam que 2% das vendas do varejo são afetadas pelo mau gerenciamento dos estoques. Logo, a principal vantagem da armazenagem vertical é a melhor organização do espaço e aumento de locais para guardar os insumos. Ao mesmo tempo, reduz gastos, pois a empresa não precisa alugar ou comprar terrenos maiores, que são mais caros.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada