Armazém vertical: quais as vantagens e desvantagens

Modificado em: 10/07/2025
O armazém vertical pode ser a solução para aumentar o espaço do estoque sem interferir no tamanho da propriedade. Confira outras vantagens e desvantagens!
Com o aumento do preço do m², especialmente nas grandes cidades, os gestores tiveram que repensar a disposição de seus estoques. O desafio está na necessidade de tornar os processos mais ágeis e organizados sem ter que aumentar o espaço horizontal. Não à toa, o armazém vertical está se tornando cada vez mais popular. 
 
O que é o armazém vertical 
Não é de hoje que o segmento logístico busca soluções para otimizar processos. Com espaços físicos cada vez mais restritos e caros, a solução foi crescer para cima — ou seja, a verticalização do estoque. Essa prática ajuda no desenvolvimento de empresas e para aproveitar ao máximo terrenos com pouca área útil. 
 
O armazém vertical é a utilização inteligente do espaço. O uso de estanterias e outras soluções de armazenagem permite o aproveitamento vertical do terreno. Com o auxílio de empilhadeiras, é possível guardar itens até o teto, fazendo com que o estoque comporte ainda mais material. 
 
Vantagens e desvantagens da verticalização do estoque 
Estudos indicam que 2% das vendas do varejo são afetadas pelo mau gerenciamento dos estoques. Logo, a principal vantagem da armazenagem vertical é a melhor organização do espaço e aumento de locais para guardar os insumos. E esse não é o único benefício: 
 
• Redução do tempo entre a retirada do estoque ou insumo até o destino final;
• Economia de investimentos em expansão;
• Melhor relação de investimento x retorno.
 
Isso tudo sem considerar a economia financeira. Por conta do pouco espaço disponível, algumas empresas precisam contratar fornecedores de armazenamento. Ou seja, locais extras para estocar os produtos que não cabem no espaço original. Com o armazém vertical, isso não será mais necessário — o que abre novas possibilidades. 
 
O aproveitamento da área vertical disponível permite oportunidades de ampliação do negócio com, proporcionalmente, muito menos investimento. Além disso, traz também maior eficiência no processo de armazenagem e melhor acompanhamento visual. 
 
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de investir na verticalização do estoque. Não é apenas uma questão de armazenar, e sim sobre como fazer isso. Antes de optar por essa forma de armazenagem, os gestores precisam fazer um estudo sobre as necessidades do local e quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo. 
 
Uma boa opção é falar com empresas especialistas em armazenagem. Os técnicos podem orientar sobre as melhores práticas para o armazém vertical atingir todo o seu potencial. Assim, o centro tem as soluções que atendem suas necessidades, com ganhos em diversas etapas da produção. 
 
 
Você também pode gostar de:

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada