Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O esquema de paletização é considerado por engenheiros e operadores o mais eficiente para os sistemas de armazenagem, garantindo praticidade e segurança para as mais diversas aplicações. Ele pode ser usado em depósitos, almoxarifados e portos, o sistema otimiza a logística, desde que aplicado de forma correta de acordo com cada demanda. 


Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de paletes e indicar quais são os melhores para cada operação. Boa leitura!


Conheça os diferentes tipos de paletes!



O palete é um estrado ou plataforma produzida em madeira, plástico ou metal com a finalidade de organizar o armazenamento de produtos e facilitar seu deslocamento e transporte. O mercado brasileiro utiliza o padrão conhecido como palete PBR, cujas características principais são regidas pela norma NBR 9192 - Paletes de Madeira.
 
Foi este palete que originou outras variantes, como as versões em plástico e em aço (metálicos). Algumas características são compartilhadas, como as dimensões (1000 x 1200mm) e a forma de uso nas estruturas. Os paletes de madeira são os mais comuns, por sua facilidade de fabricação e resistência. Já os plásticos e metálicos ocupam nichos mais específicos.


 

Paletes de madeira



São os mais encontrados e usados em operações para organizar e transportar itens e caixas. Esses tipos de paletes são fabricados em madeira de eucalipto ou pinho, podendo ser feitos e distribuídos em praticamente qualquer centro urbano.
 

Paletes plásticos



São muito comuns na indústria alimentícia, por permitirem ser lavados e desinfectados com mais facilidade. Estas mesmas características permitem sua utilização em indústrias onde a matéria-prima necessita de um grau elevado de pureza.
 


Paletes metálicos



Já os paletes metálicos permitem muita versatilidade de utilização, pela resistência superior e facilidade de ser fabricado em formatos especiais. Muito comum é a sua utilização com acessórios como laterais e suportes para apoio da carga.
 


Palete descartável



Há ainda o palete descartável, também conhecido como Palete One Way. São tipos de paletes menos resistentes, mas fortes o suficiente para enviar produtos que não precisam retornar. Nestes casos, não há reutilização do sistema. 
 
Este tipo de operação inclui o custo do palete, mais barato que os tradicionais, no custo do produto. Ao mesmo tempo, dispensa o frete de retorno dos paletes, conhecido como logística reversa.


 


 

Mercado de paletes



As operações de distribuição e armazenagem de praticamente 100% dos supermercados no Brasil ocorrem através do uso de paletes, assim como diversas outras indústrias. Desta forma, o mercado de paletes encontra alta demanda por paletes de todos os tipos. 
 
O padrão de palete de 1200 x 1000mm, utilizado no Brasil, é amplamente difundido a nível mundial. Ele é, inclusive, indicado pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Na Europa é também muito comum o uso Europallet, com 800 x 1200mm.

Conhecer os tipos de paletes é crucial para saber quando usar cada um deles. Na dúvida, entre em contato com a Bertolini! Temos as melhores soluções para a sua empresa: clique aqui e confira 4 soluções de automação que comprovam isso.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar