design inteligente para armazenagem

09/07/2013

Sistemas de armazenagem integram modelos eficazes de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que empresas usam para levar seus produtos da origem até ao ponto de venda final. O tipo clássico inclui pelo menos três partes diferentes: o fabricante de bens, o distribuidor ou armazém e a loja de varejo, que representa o ponto de venda final.
Com o tempo, o modelo de distribuição pode sofrer alterações que transferem as suas responsabilidades, mas mudar o estilo também pode ajudar a empresa a alcançar melhores resultados, tanto em rentabilidade como na reputação da marca.
Para que um sistema de Armazenagem possa gerar o máximo de benefício e capacidade, é preciso que todo o modelo de distribuição seja realmente eficaz e trabalhe de forma complementar. Isso porque muitos problemas podem aparecer dentro desse processo, independente da distribuição adotada, do tamanho, ou os estilos envolvidos. O principal problema é o fato de que cada uma das partes age para o seu próprio benefício.
O sistema de armazenagem ideal deve ser desenvolvido especialmente dentro das características e das necessidades do produto, da empresa e, claro, do sistema de distribuição. Se um fabricante produz um item de grande procura, ele também precisa ter um modelo de distribuição que abasteça o ponto de venda com frequência, mas também de um sistema de armazenagem automatizado, rápido e ágil.
Todas essas características são de extrema relevância na hora de terceirizar um sistema de distribuição, por exemplo. Ou mostra que é mais vantajoso investir em um serviço próprio de envio de mercadorias. Além disso, a venda de bens no mercado internacional requer o uso de um modelo de distribuição ainda mais adequado. Criar relacionamentos com os parceiros certos pode ajudar as empresas a se estabelecerem com laços fortes no mercado. Por isso é sempre fundamental buscar as melhores opções disponíveis, seja de toda a distribuição, seja apenas dos sistemas de armazenagem.

Fonte: Bertolini S/A