design inteligente para armazenagem

15/10/2013

Drive-In é a solução ideal para otimizar o espaço e a capacidade dos armazéns

Sistema está entre os destaques da Bertolini para atender o mercado de armazenagem, com eficiência, qualidade e segurança

Algumas características fazem toda a diferença na hora da escolha do sistema de armazenagem ideal para cada negócio. As soluções devem levar em conta o fluxo de mercadorias, a capacidade a ser atendida, projeção de crescimento, produtividade, área disponível, seletividade e frequência de utilização, entre outros itens. Diante da complexidade dessa demanda, a Bertolini oferece estruturas inteligentes e eficazes que atendem aos mais variados perfis de clientes, otimizando a operação logística.
O Drive-In, por exemplo, é uma estrutura formada por blocos contínuos de armazenagem, que permite a utilização máxima do volume disponível, com a redução de corredores para empilhadeiras e aproveitamento total do espaço. Dessa forma, o sistema amplia a capacidade de estocagem e garante agilidade aos processos.
Ideal para armazenagem de grande volume de produtos, o Drive-In pode ser do tipo dinâmico, estático ou com a utilização de carro satélite. O Drive-In para carro satélite é particularmente indicado quando o custo do espaço é elevado e quando os produtos possuem pouca variedade. Essa estrutura otimiza o espaço físico, aumentando a capacidade de estocagem e possibilitando maior seletividade dos produtos em comparação ao Drive-In estático. A solução também garante maior segurança e velocidade nas operações de carga e descarga, prevenindo o risco de acidentes aos operadores e danos estruturais.
Já o Drive-In dinâmico é um sistema deslizante por gravidade, que permite o máximo aproveitamento da área do armazém e uma maior rapidez nos processos, necessitando apenas de áreas de circulação nas zonas de carga e descarga. Os pallets são carregados na extremidade superior de pistas inclinadas e deslizam pela ação da gravidade, sendo sua aceleração controlada por reguladores de velocidade. É adequado para centros que precisam controlar o prazo de validade dos produtos.

Eficácia comprovada
A qualidade das soluções desenvolvidas pela Bertolini é comprovada diariamente pelos clientes que escolhem seus produtos. Com diferenciais exclusivos, como assistência técnica especializada e rapidez na montagem e instalação, a marca tem construído parcerias sólidas ao longo de suas mais de quatro décadas de atuação.
Líder de mercado na América Latina, a Pincéis Atlas foi uma das empresas que optou por uma estrutura do tipo Drive In para seu armazém localizado em Esteio (RS). O projeto instalado pela Bertolini possui 5.500 m² com capacidade para 6.400 posições pallet. “O drive-in foi dimensionado para os produtos com alta densidade de armazenagem e como buffer para atender os demais sistemas e centros de distribuição”, explica o gerente de PCP & Logística/Distribuição da Pincéis Atlas, Bernardo Germano Fuerstenau. Segundo ele, a Bertolini possui flexibilidade para desenvolver os sistemas conforme a necessidade do cliente, encaixando-se perfeitamente nas necessidades da empresa quanto ao seu perfil de utilização.
Confiando na credibilidade e expertise da Bertolini, a mineira Total Service Logística também escolheu uma estrutura de Drive-In para estocagem de produtos secos e frigorificados. “Com a apresentação de nossa necessidade, a Bertolini apresentou diversos projetos até a definição final do que melhor nos atendia. Além do bom atendimento e honestidade, a empresa nos passou segurança e confiança na hora da compra, levando em consideração preço e aproveitamento do espaço”, explica o diretor da Total Service, José Detoni Neto.
Para atender a demanda da Total Service Logística foram instalados sistemas do tipo Drive-In e Porta Pallets, com capacidade para 14.000 posições para produtos frigorificados e 18.000 posições para produtos secos, em um espaço de 30 mil m².
Outro cliente que atestou a qualidade dos produtos da Bertolini foi a Vigor. As soluções da marca estão presentes no novo centro de distribuição da empresa, localizado em Embu das Artes (SP). Foram escolhidas estruturas do tipo Porta-pallet, Drive-In Dinâmico e Push Back, além de um sistema automatizado e inovador no Brasil chamado Radio Shuttle. O projeto, instalado em uma área de 17.300 m², levou em conta cada necessidade da empresa, permitindo uma maior velocidade às operações do armazém, otimizando o espaço interno e o armazenamento de mais posições por metro quadrado.
“Os sistemas da Bertolini são de altíssima qualidade e a instalação foi realizada em tempo recorde. As estruturas proporcionam, ainda, o equilíbrio perfeito entre velocidade operacional e capacidade de armazenagem”, afirma o diretor de Supply Chain da Vigor, Darlan José Carvalho. Ele destaca também as principais características das soluções da Bertolini: “Layout do armazém e soluções customizadas para cada operação”.

Fonte: Bertolini S/A