design inteligente para armazenagem

26/06/2015

Armazenagem frigorífica correta é garantia de diferencial competitivo

Bertolini apresenta soluções ideais para processo logístico de empresas frigoríficas

Poucos elos da cadeia do frio são tão delicados quanto a armazenagem frigorificada, que corresponde a uma fatia essencial para comercialização de produtos congelados ou resfriados. Nesses casos, o processo não pode admitir falhas – qualquer problema afeta diretamente a qualidade da mercadoria, podendo comprometer o bom andamento do negócio. A gestão logística, com sistemas de armazenagem adequados, garante às empresas melhores condições de atender esse mercado cada vez mais exigente. Diante desse desafio, a Bertolini Sistemas de Armazenagem aparece como grande aliada das frigoríficas ao apresentar soluções eficientes que contribuem com o atendimento às necessidades do setor.
Além de aprimorar os passos da cadeia produtiva da empresa, desde o recebimento de matéria prima até a distribuição e transporte, os sistemas de armazenagem tornam-se fundamentais para garantir eficiência logística. Ao mesmo tempo em que ampliam a capacidade de estocagem, as soluções da Bertolini melhoram o aproveitamento de espaço, economizam tempo e agregam segurança no armazenamento. Os projetos, personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente, são planejados por uma equipe técnica especializada que analisa qual a melhor estrutura para cada demanda.
Entre as opções da Bertolini para o ramo frigorífico está o Porta Pallet. Muito utilizado também no meio industrial, o sistema se adapta a qualquer tipo de produto e volume, permitindo acesso rápido e individualizado durante o processo operacional. A opção Porta Pallet deslizante se encaixa perfeitamente na proposta frigorífica. O quantitativo de estocagem é determinado através da utilização de um corredor para movimentação da empilhadeira. A blocagem neste tipo de sistema é de 85% do espaço físico disponível, agregando a vantagem de uma seletividade de 100%.
Para frigoríficos menores, o sistema ideal é o Drive In. Uma estrutura formada por blocos contínuos de armazenagem, que permite a utilização máxima do volume disponível, com a redução de corredores para empilhadeiras e o aproveitamento total do espaço. Já o Drive In dinâmico é um sistema deslizante por gravidade, necessitando apenas de áreas de circulação nas zonas de carga e descarga. Os pallets são carregados na extremidade superior de pistas inclinadas e deslizam pela ação da gravidade, sendo sua aceleração controlada por reguladores de velocidade. A opção é especialmente indicada para os frigoríficos que precisam constantemente controlar o prazo de validade dos produtos.

Eficácia comprovada
Confiando na credibilidade de quase 45 anos da marca, a Total Service Logística escolheu a Bertolini para fornecer as estruturas de armazenagem de seu armazém. Localizada no Triângulo Mineiro, na cidade de Araguari, a empresa atua no segmento de logística de armazenagem e distribuição de produtos, como carnes bovinas, suínas, embutidos, frangos e sucos concentrados. Para atender essa demanda a Bertolini instalou, em um espaço de 60 mil m², sistemas do tipo Drive In e Porta Pallets, com capacidade para 14.000 posições para produtos frigorificados e 20.000 posições para produtos secos. “Com a apresentação de nossa necessidade, a Bertolini apresentou diversos projetos até a definição final do que melhor nos atendia. Além do bom atendimento e honestidade, a empresa nos passou segurança e confiança na hora da compra, levando em consideração preço e aproveitamento do espaço”, explica o diretor da Total Service Logística, José Detoni Neto.
Com diferenciais exclusivos, como assistência técnica especializada e rapidez na montagem e instalação, a Bertolini tem construído parcerias sólidas ao longo de suas mais de quatro décadas de atuação. Esses diferenciais fizeram com que a AR Carnes, de Canoas (RS), opta-se pelas estruturas da marca para seu centro de distribuição na cidade. De acordo com o diretor, Alexandre Reichert, a empresa precisava informatizar o estoque e o Porta Pallet Deslizante da Bertolini atendeu com excelência essa necessidade.
O sistema de armazenagem possui capacidade para 2.000 pallets e está instalado em uma área de aproximadamente 1.800 metros quadrados. Além de maximizar o aproveitamento do espaço físico dentro da câmara fria, o porta pallet deslizante requer apenas um corredor, armazenando muito mais itens com 100% de seletividade. “A estrutura é destinada ao armazenamento de produtos frigorificados de vários segmentos. Com o sistema temos muito mais facilidade para encontrar os produtos estocados, até mesmo os que estão no fundo da câmara, além de ter um melhor controle sobre as datas de vencimento”, destaca Reichert.