design inteligente para armazenagem

11/04/2017

A eficiência da atividade de picking no sistema de armazenagem

Para escolher o tipo de armazenagem ideal para o seu estoque é preciso compreender qual é a melhor opção para sua empresa. A atividade de picking (separação e preparação de pedidos) pode ser compreendida como a prática responsável pela coleta do conjunto correto de produtos, que por sua vez devem estar nas quantidades exatas do sistema de armazenagem, para satisfazer a demanda do consumidor. Essa exigência é focada na atividade de coleta de pedido, também chamada de order picking ou apenas picking.

Esse termo é conhecido nos sistemas de armazenagem como um dos mais complexos, já que dependendo do tipo de armazém e produtos, pode corresponder de 30% a 40% do custo de mão-de-obra. Além disso, a atividade de picking tem relação direta com o tempo do ciclo de pedido, isto é, o tempo entre a chegada do pedido do cliente até sua entrega final com o produto. O desenvolvimento do mercado e o constante aumento da competividade criaram algumas tendências para essa atividade:

- Aumento significativo SKU (Stock Keeping Unit – numa tradução livre, a “unidade para manutenção em estoque”), ou seja, da quantidade de produtos para as empresas;
- Aumento do número de pedidos dos clientes, atualmente os clientes investem na filosofia de ressuprimento contínuo, cujo intuito é a redução dos níveis de estoque.
- Redução do número de armazéns e concentração do volume de produtos em grandes armazéns, que implica na redução de custos com a consolidação de cargas;
- Entrega rápida, as empresas estão exigindo uma mais agilidade na conclusão das entregas, normalmente de um dia para o outro.

Aliado a esses fatores as empresas compreenderam a necessidade da utilização desse serviço como um diferencial de valor agregado ao produto entregue. As empresas de entrega rápida e e-commerce possuem um alto grau de qualidade na entrega do produto, que interfere na satisfação e retorno direto do cliente. Com isso, a atividade de picking deve ser moldável para garantir uma operação adequada às necessidades determinadas pelo cliente, com medidas que controlem e suportem os níveis de serviço e qualidade dos produtos.

A Bertolini conta com o Flow Rack, que é o sistema ideal para cargas pequenas, podendo ser de caixas plásticas, caixas de papelão ou itens individuais, uma boa pedida para as empresas citadas anteriormente de e-commerce e pronta-entrega de produtos. Uma regra simples do Flow Rack é a alta rotatividade, o que o torna indicado principalmente itens com alto giro, com foco na atividade de picking. Além disso, sua operação é de acordo com o princípio FIFO (First In – First Out), onde o primeiro palete armazenado será o primeiro a ser retirado, que tem como resultado uma alta produtividade na montagem de pedidos e alta eficiência em linhas de produção. Os corredores de abastecimento e retirada são separados, aumentando com isso a performance da operação. Esse sistema de armazenagem alia a perfeita integração com os sistemas do tipo Pickby-light, Voice-picking e etc. Estamos sempre com soluções inteligentes de armazenagem, pensadas na necessidade de cada cliente, para saber mais acesse nosso site: www.bertoliniarmazenagem.com.br ou fale com um de nossos consultores: http://bit.ly/ContatoBertolini.

Fonte: http://www.ilos.com.br/web/estrategias-de-picking-na-armazenagem/#