design inteligente para armazenagem

11/12/2013

Novo CD da Vigor conta com soluções de armazenagem da Bertolini

Empresa optou por sistemas do tipo Porta Pallets, Drive In, Push Back e o inovador Radio Shuttle para otimizar suas operações logísticas

A qualidade, eficiência e tecnologia de ponta das soluções desenvolvidas pela Bertolini Sistemas de Armazenagem estão presentes no novo Centro de Distribuição da Vigor, localizado em Embu das Artes (SP). Com 17.300 m², divididos em temperatura refrigerada, congelada e ambiente, o espaço é 50% maior que a soma das áreas dos outros quatro CDs que a empresa possui em São Paulo.
A Vigor atua há mais de 90 anos no mercado e consolida-se por exercer atividades baseadas em inovação, distribuição e comunicação adequada a cada produto. O grupo comercializa iogurtes, queijos, margarinas, sobremesas, entre outros das marcas Vigor, Leco, Danubio, Faixa Azul, Serabella, Amélia, Carmelita e Mesa. A empresa possui sete unidades industriais espalhadas por quatro estados do Brasil. O novo CD em Embu das Artes prevê dar suporte aos planos de expansão para os estados do Paraná e Santa Catarina.
Para atender as demandas da Vigor, a equipe técnica da Bertolini, em conjunto com o setor de engenharia da empresa, desenvolveu um sistema mixado de alternativas. Foram escolhidas estruturas do tipo Porta-pallet, Drive In Dinâmico e Push Back, além de um sistema automatizado e inovador no Brasil chamado Radio Shuttle – uma espécie de carro satélite que foi projetado em parceria com a Cassioli.
Com grande capacidade de estocagem, o Centro de Distribuição pode armazenar 10.927 posições pallet, com seletividade, segurança e automação. “O projeto foi concebido através de uma consultoria, analisando passo a passo o fluxo de mercadorias, capacidade a ser atendida e projeção de crescimento da Vigor”, explica o supervisor comercial da Bertolini, Diego Andreis.
As soluções escolhidas para o CD permitem uma maior velocidade às operações do armazém, otimizando o espaço interno e permitindo o armazenamento de mais posições por metro quadrado. “Os sistemas da Bertolini são de altíssima qualidade e a instalação foi realizada em tempo recorde. As estruturas proporcionam, ainda, o equilíbrio perfeito entre velocidade operacional e capacidade de armazenagem”, afirma o diretor de Supply Chain da Vigor, Darlan José Carvalho. Ele destaca também as principais características das soluções da Bertolini: “Layout do armazém e soluções customizadas para cada operação”.

Saiba mais sobre o Radio Shuttle:
Sistema inovador que permite uma armazenagem compacta e de alta capacidade, o Radio Shuttle reduz o tempo de carga e descarga, facilitando e proporcionando mais agilidade à operação logística através de um carro satélite. A solução é ideal para armazenagem em temperaturas baixas ou sistemas de estocagem temporários. Totalmente automatizado, o Radio Shuttle pode ser controlado a distância por um operador.
Entre as principais vantagens deste sistema estão: o armazenamento por acumulação de diferentes referências por módulo; maior precisão e eficiência na carga e descarga das mercadorias; redução do tempo da operação; diminuição de danos às estantes; aumento da produtividade através de um incremento no fluxo de entradas e saídas; e compatibilidade com diversas medidas de pallets.

Fonte: Bertolini Sistemas de Armazenagem S/A