design inteligente para armazenagem

24/06/2014

Girando Sol escolhe soluções Bertolini para nova fábrica no RS

Tecnologia e automação unem forças e originam uma ferramenta reconhecida como expoente de eficiência e praticidade em sistemas de armazenagem: o Drive In. A solução, que integra o portfólio da Bertolini, permite otimizar o aproveitamento do espaço físico, possibilitando o aumento da capacidade de armazenagem e maior seletividade dos produtos. Por esses atributos, a Girando Sol elegeu essa estrutura para compor sua nova fábrica em Arroio do Meio (RS).
O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Bertolini, que analisou as particularidades e demandas da empresa até chegar à alternativa ideal. O sistema ocupa 6 mil metros quadrados de área, com capacidade para 12.499 posições e será destinado para armazenagem dos estoques da fábrica de produtos de limpeza – agregando eficiência e segurança as operações logísticas da Girando Sol.
Conforme o gerente geral da Girando Sol, Marco Antonio Jaeger, a Bertolini foi escolhida para fornecer as estruturas por apresentar a melhor solução com um ótimo custo. “O maior benefício do Drive In é a durabilidade do equipamento e o menor gasto com manutenção, pois é construído com material e chapas pré-galvanizadas”, observa o gerente.

Drive In é a solução para otimizar espaços
Ideal para armazenagem de grande volume de produtos, o Drive In pode ser do tipo dinâmico, estático ou com a utilização de carro satélite. O Drive In para carro satélite é particularmente indicado quando o custo do espaço é elevado e quando os produtos possuem pouca variedade. Essa estrutura otimiza o espaço físico, aumentando a capacidade de estocagem e possibilitando maior seletividade dos produtos em comparação ao Drive In estático. A solução também garante maior segurança e velocidade nas operações de carga e descarga, prevenindo o risco de acidentes aos operadores e danos estruturais.
Já o Drive In dinâmico é um sistema deslizante por gravidade, que permite o máximo aproveitamento da área do armazém e uma maior rapidez nos processos, necessitando apenas de áreas de circulação nas zonas de carga e descarga. Os pallets são carregados na extremidade superior de pistas inclinadas e deslizam pela ação da gravidade, sendo sua aceleração controlada por reguladores de velocidade. É adequado para centros que precisam controlar o prazo de validade dos produtos.
Além disso, esse produto oferece maior segurança e velocidade nas operações de carga/descarga, prevenindo o risco de acidentes aos operadores e danos estruturais ao sistema de armazenagem. A solução é formada por blocos contínuos de armazenagem, que permitem uma utilização máxima do volume disponível, com a redução de corredores para empilhadeiras. O processo de estocagem é realizado em profundidade e altura no bloco. Este sistema é indicado quando o custo do espaço é elevado e quando os produtos possuem pouca variedade.