design inteligente para armazenagem

30/08/2016

Ampliação de CD do Grupo Bahamas é equipado pela Bertolini Sistemas de Armazenagem

Centro de Distribuição localizado em Juiz e Fora (MG) é ampliado e passa a contar com mais de 6 mil posições porta pallet e flow rack da marca gaúcha.

A credibilidade, qualidade e segurança que a Bertolini Sistemas de Armazenagem confere em suas instalações são reconhecidas, também, em território mineiro. Neste ano, a empresa renovou sua parceria com o Grupo Bahamas de Minas Gerais que repetiu a opção pela marca enquanto fornecedora de estruturas. Para garantir a eficiência logística de seu Centro de Distribuição, localizado em Juiz de Fora, a Bahamas escolheu a tradição e eficiência da marca gaúcha. Em 2015, a Bertolini assinou o projeto logístico das primeiras lojas de bandeira Empório Bahamas inauguradas em Uberlândia e Uberaba.
O Grupo Bahamas, líder do ramo de supermercados da zona da mata mineira, ampliou a capacidade de seu CD em 89% passando de 15.750 m² para 29.750 m². Com isso, surgiu a necessidade de ampliar a capacidade de armazenagem na área expandida. O projeto personalizado da Bertolini supriu a demanda: mais de 6 mil posições porta pallets foram instalados em 5.635 m² do espaço ampliado do CD que conta também com plano metálico com longarinas de virola. “As estruturas foram fundamentais para melhorar o processo de separação dos produtos fracionados na área de flow rack e centralização do almoxarifado. A excelência logística nas operações é uma das prioridades do grupo”, comenta Sebastião dos Santos Delgado Junior, gerente de logística do Bahamas.
No projeto, a verticalização conferida pelos sistemas de armazenagem atuou como vantagem competitiva. Parte das estruturas porta pallet foram direcionadas para atender a área de almoxarifado concentrando produtos de suprimentos e o restante destinado aos produtos comercializados pelo grupo. Produtos de valor agregado e miudezas foram distribuídos em 12 mil posições de caixas no sistema flow rack. A facilidade de acesso na operação e a possibilidade de concentrar itens em apenas um local otimizou o processo de separação e de acompanhamento do estoque. “A Bertolini, além de ser uma empresa conceituada no mercado, esteve presente durante todo o processo, desde análise do projeto, proposta, negociação e estruturação, visando atender às necessidades das demandas técnicas e comerciais”, complementa o gerente.
A parceria estabelecida com a Bahamas prioriza a velocidade no projeto e no desenvolvimento do bom escopo técnico. “Esses pontos são fundamentais para fazer a diferença e realizarmos uma boa gestão do atendimento ao cliente com a garantia de qualidade dos produtos da Bertolini. Queremos manter essa parceria com a Bahamas sempre fortalecida”, comenta Reginaldo Alves, consultor de vendas da Homelog – representante autorizado Bertolini. O projeto já está rendendo bons resultados. “A negociação com a Bertolini transcorreu de forma satisfatória com retornos positivos para ambas as partes. Estamos desenvolvendo juntos uma nova etapa da expansão do CD”, afirma o comprador do Bahamas, Angelo Sergio Reis.

O Grupo Bahamas
Com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, o Grupo Bahamas conta com 39 lojas sendo 29 de varejo, e 10 de atacarejo assim distribuídas: 19 em Juiz de Fora, duas em Cataguases, duas em Ubá, Viçosa, Ponte Nova, duas Além Paraíba, duas em Barbacena, São João Del Rei, duas Muriaé e Leopoldina, todas na Zona da Mata e Vertentes de Minas. Já na Regional Triângulo são cinco, em Uberlândia e uma em Uberaba. O Grupo Bahamas ocupa a quarta posição no ranking mineiro de supermercados e é a primeira do interior do Estado de Minas Gerais. Em 33 anos, o Bahamas experimentou grande crescimento. Atua no segmento varejista e emprega quase 7 mil colaboradores diretos e centenas de empregos indiretos.